miércoles, 26 de diciembre de 2012

Robinho fica a um passo de se tornar o brasileiro 'mais caro da história'

Por ESPN.com.br
Quando surgiu no Santos, em 2002, Robinho logo foi apontado com potencial para figurar entre os melhores jogadores do mundo. Uma década mais tarde, a previsão nunca chegou perto de se concretizar, mas, ao menos nas cifras, ela pode se tornar verdade. Prestes a ser novamente negociado, o atacante pode se tornar o brasileiro mais caro da história do futebol.

Depois de quatro anos defendendo as cores do Santos, Robinho deixou o Brasil para defender o Real Madrid por 27 milhões de euros. Na Espanha, viveu entre altos e baixos e foi novamente negociado em 2008, vendido ao Manchester City, por 43 milhões de euros. Dois anos mais tarde, foi emprestado ao Santos e posteriormente negociado, por 15 mi de euros para o Milan.

As cifras das três negociações de Robinho somam 85 milhões de euros – com base na atual cotação da moeda (2,71), R$ 230,35 milhões – e colocam o atacante de 28 anos de idade entre os dez jogadores mais caros da história do futebol mundial. Entre os brasileiros, ele só perde para Ronaldo, que encerrou a carreira com um montante em transferências de 90,52 milhões de euros.

Segundo informações da imprensa italiana, o Milan estaria disposto a atender ao pedido de Robinho e liberá-lo ao futebol brasileiro por dez milhões de euros. Se for realmente negociado por esse preço, o atacante vai deixar Ronaldo pra trás e assumir a oitava colocação entre os dez jogadores mais caros da história do futebol e ser o brasileiro mais bem posicionado neste ranking.

Curiosamente, Robinho chegará a essa cifra com menos transferência que Ronaldo. Enquanto Robinho atingiria o valor com sua quarta negociação, o Fenômeno trocou de time seis vezes (Cruzeiro-PSV Eindhoven-Barcelona-Internazionale de Milão-Real Madrid-Milan-Corinthians). O topo da lista é de Zlatan Ibrahimovic, com 189,93 milhões de euros em seis trocas de time.

Confira os dez jogadores mais caros da história do futebol (em milhões de euros):

1º - Ibrahimovic - 189,93
2º - Anelka - 134
3º - Robbie Keane - 127,85
4º - Crespo - 118,100
5º - Cristiano Ronaldo - 114
6º - Verón - 113,56
7º - Fernando Torres - 96,5
8º - Ronaldo - 90,52
9º - Robinho - 85
10º - Vieri - 83,21

No hay comentarios:

Publicar un comentario